Minha lista de blogs

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Blanche e Stanley a metáfora cinematográfica da esquerda intelectual e da direita pragmática



Grande inteligência verbal, verbosidade poética e filosófica, interpretação impecável, amor ao luxo, charme e grande capacidade de convencimento, propensão a mentir compulsivamente até ao ponto em que começa a acreditar nas próprias fantasias e baixa consciência dos seus atos. Simpatia impecavelmente educada e pouco zelo pelos outros. 

Este é o perfil psicológico resumidamente descrito de um mentiroso patológico, transtorno mental que foi brilhantemente representado por Vivien Leigh, no clássico filme " Um bonde chamado desejo", no início dos anos 50, mas parece se encaixar muito bem em muitos daqueles que "pertencem' a elite intelectual e artística da esquerda política.

Glutão, insensível, arrogante, sincero até demais, baixa inteligência geral e principalmente verbal, pouca tolerância e capacidade para internalizar conhecimentos gerais, direto ou pragmático e  instintivamente bom para farejar mentiras.

Este é o perfil daqueles que a partir de uma perspectiva política comparativa serão muito prováveis de darem grande preferência para a ideologia direitista ou conservadora.

É claro que os dois tipos de perfis psicológicos, particularmente difíceis para se conviver, se distribuirão de forma desconhecida em suas preferências ideológicas e políticas. 

Mas eu tenho a breve, insegura porém lógica impressão de que os arquétipos brilhantemente representados por Leigh e Marlon Brando, um dos maiores símbolos sexuais do cinema nos anos 50, neste filme citado, possam representar parcialmente bem os extremos simetricamente opostos entre si e que parecem obedecer a tendência política pós moderna.

Mentirosos patológicos adoram se passar por melhores do que realmente são. Nada mais coerente do que abraçar a ideologia narcisista do esquerdismo ocidental moderno, onde as aparências valem muito mais do que a essência de ações literais e lógicas para com aquilo que se fala. Portar-se perfeitamente e esbanjar boas maneiras adequadas para os tempos pós modernos enquanto que usufrui de todas as mordomias que tanto critica parecem ser a maneira idealmente perfeita para que um mentiroso patológico talentoso e (quase sempre) cínico possa "adaptar" as circunstâncias às suas necessidades mentais desequilibradas, em guerra com boa parte da realidade.

Enquanto que os esquerdistas " de fato" e mesmo alguns tipos de oportunistas como eu acho que se passa com muitos homossexuais, serão muito variados em seus elos de ligação com a ideologia "escolhida', tal realidade será menos porosa e mais homogênea ou consistente em relação ao perfil simetricamente oposto, dos direitistas e especialmente daqueles que de fato forem simetricamente opostos ao feminino verbalmente persuasivo a la esquerda intelectual elegante.

Este texto visa demonstrar dois perfeitos opostos, um que é tipicamente feminino e outro que será tipicamente masculino. O manipulador verbal e o confrontador bruto não-verbal. 

A força física e extrema sinceridade daquele que esbanja músculos e testosterona, àquele que devido a sua fraqueza ou fragilidade física, manipula ao máximo possível para evitar um confronto físico direto que com certeza lhe faria o perdedor.

3 comentários:

  1. Bom texto. Realmente... na internet dá para notar as nuances comportamentais desses opostos nestas batalhas/debates(que tendem na maioria levar a nada de útil, uma harmonia) que são protagonistas. 90% do que falam são conclusões errôneas e prejudiciais... O pessoal da esquerda são mais "empáticos" e "calorosos" e os da direita mais "frios" e "rudes"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davi,
      Bom ve-lo novamente!! :)

      Sim, acho que a esquerda é bem mais variada que a direita, então é mais difícil estereotipa-la mas não impossível. Sim, acho que em relação aos extremos simetricamente opostos que falei em analogia a este filme (adaptação do cinema de uma peça teatral de grande sucesso) esta comparação encontra-se correta.

      Muitos esquerdistas são empáticos mas no caso do tipo de esquerdista que exemplifiquei seriam mais "simpáticos" do que empáticos. No resto, o intelectual é o homem animal e a direita pragmática é em média composta por "@animais homens", a sutileza aqui proposta.

      Excluir
    2. Olá!

      A personagem do filme se encaixa no grupo dos políticos, professores(principalmente o de universidade)... Em média.

      Mas o espectro de ambos é complexo...

      Analisando por uma perspectiva neutra, nota-se que para certos problemas do mundo moderno os "reaças" parecem não ser tão ingênuos... Não é incomum você ver uma pessoa de direita reclamar do excesso de imigração para a Europa... Enquanto os esquerdistas abraçam todo tipo de imigrante... Já os esquerdistas parecem ser mais conscientes de outra forma... aderem as causas das minorias... Etc e tal... Eles são opostos e também se completam. Você disse isso em algum texto por aqui, e eu notei isso há algum tempo também.

      Mas são visões de mundo incompletas, polarizadas...

      Excluir